top of page

As Estações do Ano e o Caminho de Santiago

Pelos motivos apresentados abaixo, considero a primavera e o outono as melhores épocas do ano para fazer o Caminho, especialmente os meses abril, maio, setembro e outubro. Lembrando que no hemisfério norte é sempre ao contrário do que no Brasil: quando aqui é inverno, lá é verão e vice-versa. 

 

 

O que acontece em cada estação:

Planeje - Antes do Caminho de Santiago
Quando ir?

Inverno (de 22 de dezembro a 20 de março): estação menos escolhida e também menos recomendada para fazer o Caminho. Muitos albergues e até mesmo cafés e restaurantes encontram-se fechados nessa época. Pode fazer muito frio, nevar em alguns trechos, além de haver poucas horas de luz.

 

Nos trechos mais altos (como a Serra dos Pirineus - o início do Caminho Francês, entre a França e a Espanha) é bastante perigoso, pois a chuva e a neve podem encobrir as marcações do Caminho e até mesmo a trilha em si. Por mais que o dia esteja bonito, o tempo nas regiões de montanhas pode mudar muito rapidamente. Neve, neblina, frio. É muito fácil não enxergar mais as marcações da trilha e se perder. Acidentes acontecem quase todos os anos, apesar de os peregrinos sempre serem recomendados pelos moradores locais a não subirem uma montanha se o tempo está ruim ou se já está tarde.

 

Além disso, vale a pena considerar que a sua mochila estará mais bem pesada nessa época, devido às roupas quentes necessárias e a um saco de dormir mais pesado. Se você decidir fazer nessa época, planeje mais dias de viagem, considerando imprevistos e dias de descanso (quando o tempo estiver muito ruim, por exemplo). Nessa época é recomendável verificar também a disponibilidade de albergues.

Outono (de 23 de setembro a 22 de dezembro): assim como na primavera, no outono as temperaturas são amenas e existe uma grande disponibilidade de vagas em albergues.

A partir do início de setembro até o final de novembro é uma boa escolha. Aqui também as temperaturas caem durante a noite, especialmente em novembro. Não considero uma boa época para fazer Caminhos menos populares, pois alguns albergues encerram as suas temporadas no final de setembro e só reabrem novamente em abril.

Verão (de 21 de junho a 23 de setembro): entre junho e agosto são as férias escolares na Europa. Já viu como fica praia entre dezembro e fevereiro no Brasil? Pois é, no Caminho é mais ou menos igual.

Mais da metade do número de peregrinos, que todos os anos percorrem o Caminho, caminham nessa época. Dia 25 de julho é o dia de São Tiago (Santiago), o que também contribui para que muita gente queira chegar a Santiago de Compostela nesta data.

 

Se você só tem esse período, não deixe de ir, mas fique ciente de que terá muito mais gente caminhando e você correrá o risco de ficar sem vaga nos albergues. Não são todas as pessoas que encontram problemas, mas é importante estar ciente que isso pode acontecer.

 

Além disso, a Espanha no verão é MUITO quente, o sol forte pode castigar e provavelmente não vai deixar com que você caminhe nos horários mais quentes. Então uma boa pausa no horário de almoço é recomendável.

Apensar disso, o verão é uma boa época para fazer as rotas menos famosas, como o Caminho do Norte, por exemplo. Como esta rota é pela costa, é possível aproveitar a praia no verão.

Primavera (de 20 de março a 21 de junho): estação que não precisa de muita propaganda, pois em geral agrada a todos. Depois do frio do inverno, a vida volta novamente com todo o seu esplendor, muitas flores e pássaros. Temperaturas amenas, menos pessoas no Caminho. Entre abril e a metade de junho considero uma excelente escolha para quem sai do Brasil. Atenção, pois as temperaturas podem cair bastante durante a noite.

bottom of page