top of page

A Preparação para o Caminho

Os preparativos começaram na Alemanha, onde eu poderia deixar minha mochila grande para caminhar com uma menor. Depois de pesquisar as informações cruciais na internet (pra onde eu vou? O que eu levo?), passagens compradas e mochila pronta pra pôr o pé na estrada!



Tamanho da mochila? Bom, tem gente que vai com mochilas realmente grandes, tipo uns 70 litros. Eu acho exagero, e acho pesado. Aquela velha história, quanto mais espaço se tem, mais coisas a gente carrega. Preparei uma mochila de 35 litros. Pequena, mas não tão leve assim (imagino que era em torno de uns 7-8kg).


Vale ressaltar que não pode ser uma mochilinha qualquer. Quer dizer, poder até pode, mas a chance de sofrimento e dores vai aumentar consideravelmente. Deixar o peso todo nos ombros é ruim, então o ideal são as mochilas que ajudam a distribuir o peso por todo o corpo, com alças na cintura e no peito.


E se for caminhar em época de chuva, uma mochila com capa (ou uma capa de chuva grande o suficiente para também proteger a mochila) é essencial.


Tampouco é aconselhável ir com uma mochila pequena demais e depois carregar uma sacola gigante, como fazia o senhor da foto abaixo. Muito desconfortável, coluna completamente desalinhada.


Tá e o que pôr dentro? A menor quantidade de coisas possível! Apenas o essencial. Aquilo que você não pode viver sem. Qualquer extra vai pesar. E muito! Além de correr um grande risco de você se ver obrigado a praticar o desapego e deixar os extras pelo caminho. Teoricamente, a mochila deve pesar no máximo 10% do seu peso. E é sempre bom lembrar que água pesa e que você também carregará um pouco de comida.


Os tênis de caminhada também são muito importantes e devem ser providenciados com certa antecedência.


Leia mais sobre isso e sobre como planejar o seu Caminho aqui no site.


Assine grátis e receba nossas novidades:

 

 

Textos  mais populares
Textos recentes
Histórico
bottom of page