top of page

Dalai Lama

PÁRA TUDO!!!

Por favor, leia.

Antes de começar, te convido a refletir sobre o que é, de fato, necessário planejar para fazer o Caminho de Santiago. Você PODE planejar absolutamente TUDO se quiser, incluindo reservar vagas com antecedência em albergues. Mas, pelo menos na maior parte do ano, você NÃO PRECISA.

 

O Caminho é bastante livre. É você quem dita as regras, ou seja, você escolhe quando ir, quantas horas e quilômetros caminhar, o que comer, onde dormir, com quem conversar, tudo. É importante que você se informe e saiba o que acontece no Caminho. Algumas coisas precisam ser decididas e programadas, mas não tudo.

 

O Caminho de Santiago é, talvez, um dos poucos momentos da nossa vida em que podemos nos permitir NÃO-PLANEJAR. Deixar simplesmente as coisas acontecerem da maneira como devem acontecer. Deixe espaço para que a mágica do Caminho aconteça. Se abra, se entregue e SINTA o Caminho. Aproveite para entrar em contato com a sua sabedoria interior, com a sua intuição. Sinta se você quer dormir nesta cidade ou se você tem energia sobrando e quer caminhar até a próxima. Sinta se você está em boa companhia e quer dividir um pouco mais do seu tempo e da sua história de vida com essas pessoas.

Ouça o máximo possível o seu coração, o seu próprio eu. O Caminho é uma das melhores oportunidades da vida para fazermos esse exercício, observarmos os resultados, nós mesmos e nossas reações durante o processo.

 

 

- Quando fazer e qual a quantidade de dias da viagem (importante para comprar a passagem)

 

- A rota ou trecho a ser caminhado (ter pelo menos uma ideia. Eu, por exemplo, decidi isso de forma bem espontânea. Se quiser ler como eu decidi, olha aqui no Blog). Isso vai ter uma influência também no destino da sua passagem aérea e na quantidade de dias.

 

- O que levar

 

- Estimativa de gastos

 

- O que fazer quando chegar ao ponto/cidade inicial

 

- O que pode ser um problema ou uma dificuldade

Abra um espaço na sua agenda, saia da inércia e realize esse sonho! Aproveite um momento de transição, um ano sabático, umas férias prolongadas e... COMPRE A PASSAGEM! Você pode caminhar só uma semana se quiser e pode, inclusive, caminhar sem gastar um centavo. Então sem desculpas!

 

Estou aqui torcendo por você. Depois vem me contar como foi e mande a sua história pra gente.

 

Buen Camino!

CORAGEM. Coragem significa agir com o coração, colocar o coração na ação. Grande ou pequeno, o medo, de alguma forma, estará presente. Então aja, apesar da existência dele.

 

Aqui no Diários eu vou te ajudar a gerar essa coragem: você encontrará várias informações para jogar luz no desconhecido, descobrir o que acontece e como é a caminhada. Além de se informar e saber que tipo de experiência é o Caminho de Santiago, minha dica é que você planeje com antecedência o mínimo necessário:

Coragem = agir com o coração
bottom of page