Planeje - Antes do Caminho de Santiago

Compra das passagens + como chegar + como voltar

Considero esta uma das páginas mais importante deste site, pois é a partir da compra da sua passagem que você se colocará em movimento, que você dirá sim ao Caminho de Santiago. Mesmo que você já leia muito sobre o Caminho e já faça algum outro tipo de preparação, comprar a passagem lhe dará um resultado palpável, real, prático. Você verá o seu sonho mais próximo de se tornar realidade e, com a passagem em mãos, você não terá alternativa, a não ser viajar e fazer o Caminho. Estou aqui para lhe ajudar a dar este passo, vamos lá?

 

Aqui nesta página você encontrará:

1. COMO ESCOLHER AS DATAS E O DESTINO: Ferramentas para lhe ajudar a decidir as datas de ida e volta, bem como o destino da sua passagem aérea principal.

2. COMO CHEGAR AO INÍCIO: Sugestões de cidades para onde voar, bem como conexões para chegar ao início clássico de três rotas principais.

3. COMO VOLTAR: Lista de aeroportos com vôos para e de Santiago de Compostela.

4. PESQUISAR E COMPRAR AS PASSAGENS: Sugestões de websites onde você pode pesquisar e/ou comprar as suas passagens.

1. Como escolher as datas e o destino

Para comprar as suas passagens (aérea e terrestre) para fazer o Caminho de Santiago, você precisará saber/escolher, não necessariamente nesta mesma ordem:

 

a. Quanto tempo e quando vou caminhar? Quais serão as datas de ida e de volta?

b. Destino – para onde devo comprar a passagem aérea?

 

a. Quanto tempo e quando vou caminhar? Quais serão as datas de ida e de volta?

Você determinará isso conforme a sua disponibilidade e vontade. Aqui no Diários você poderá ler um pouco mais sobre o tempo de duração do Caminho e sobre as diferentes épocas do ano. Depois de ler as informações, você poderá se fazer as seguintes perguntas:

 

- Quanto tempo eu quero/posso caminhar?

- Quero fazer uma rota completa ou apenas um trecho?

- Quantos dias em média eu preciso para caminhar este trecho/rota?

- Qual época do ano me agrada mais?

- Quando eu posso tirar férias ou quando eu poderia ir?

 

De preferência (se for possível), compre a sua passagem com alguns dias de folga, ou seja, considere que a sua viagem irá durar alguns dias a mais daquilo que você planejou. Assim, você terá uns dias sobrando caso aconteçam imprevistos, caso você queria descansar alguns dias ou mesmo passar mais tempo em alguma cidade. Lembre-se que sobrar dias é melhor do que faltar e ter que fazer o Caminho em uma correria, o que só gerará ansiedade e preocupação. Com uns dias de sobra, você poderá estender o Caminho, ir até Finisterra ou visitar outras cidades na Espanha.

 

b. Destino – para onde devo comprar a passagem aérea?

Para responder a essa pergunta, você deverá, primeiro, se perguntar:

 

- Qual rota eu quero fazer?

- Em qual cidade eu quero começar a caminhar? Liste uma ou duas opções.

- Sairei diretamente do Brasil para fazer o Caminho ou estarei em outro lugar da Europa?

- Voltarei para o Brasil logo após o Caminho ou quero aproveitar e conhecer outras cidades e países?

 

Pensar se você quer conhecer algumas cidades na Inglaterra, França, Alemanha, Suíça etc, antes ou depois da sua viagem, pode lhe ajudar a estudar as opções de vôo, ver o que vale mais a pena e até encontrar promoções. Por exemplo, se você quer visitar Paris antes de fazer o Caminho, talvez seja mais vantajoso comprar a sua passagem de ida e volta do Brasil para Paris e de lá pegar um trem ou avião menor para chegar ao início do Caminho de Santiago.

Existem várias maneiras de você chegar até a cidade escolhida como ponto inicial e, algumas vezes, ainda não ter decidido a rota não é necessariamente um problema. Por exemplo, aqui no blog, eu conto o trajeto pouco usual que fiz até Saint-Jean-Pied-de-Port, início clássico do Caminho Francês. Eu ainda não havia escolhido uma rota, então decidi passar primeiro por Irún (início do Caminho do Norte) e decidir no trajeto qual rota fazer, de acordo com a minha intuição e com o que eu havia vivido até aquele momento.

O que eu sabia: que eu queria caminhar uma rota completa e que eu teria cinco semanas para isso.

2. Como chegar ao início

De forma geral, você precisa:

 

1°) voar para uma cidade grande

2°) utilizar outro transporte, que poderá ser uma ou mais das seguintes opções:

- Outro avião para um aeroporto menor. Nas empresas de baixo custo “lowcost” como Ryanair e Easyjet geralmente se consegue vôos bem baratos – atenção apenas para a bagagem: você pode levar uma bagagem de mão, mas se você quiser despachar a sua mochila, é necessário pagar uma taxa extra.

- Ônibus

- Trem

- Taxi

 

Abaixo seguem algumas sugestões de como chegar ao início clássico de três rotas para quem está saindo do Brasil.

CAMINHO FRANCÊS

 

Início clássico: Saint-Jean-Pied-Port (França)

Você pode chegar a Saint-Jean-Pied-Port pela Espanha (por Roncesvalles) ou pela França (por Bayonne).

 

Pela Espanha:

- Voe para uma cidade da Europa de sua preferência. Cuide para que essa cidade tenha uma boa conexão com Pamplona ou mesmo Madrid.

- Chegue de ônibus/trem/avião em Pamplona. Existe um pequeno aeroporto em Pamplona, com alguns vôos chegando de Madrid (você pode ver as conexões deste aeroporto no mesmo mapa que indico aqui). Mas acredito que a melhor opção seja um ônibus.

- Em Pamplona pegue um ônibus até Roncesvalles.

- De Roncesvalles, vá de taxi até Saint-Jean-Pied-de-Port (infelizmente não existe outro meio de transporte. Custa cerca de 30 euros).

 

Pela França:

- Voe para uma cidade da Europa de sua preferência. Uma boa opção, neste caso, seria Paris, ou outra cidade que tenha conexão com o aeroporto de Biarritz (en.biarritz.aeroport.fr/).

- De Paris ou Biarritz, pegue um trem para Bayonne

- De lá, pegue um trem para Saint-Jean-Pied-de-Port

 

 

CAMINHO DO NORTE

 

Início clássico: Irún (Espanha)

Você também poderá iniciar o Caminho do Norte chegando pela Espanha ou pela França.

 

Pela Espanha:

- Voe para uma cidade da Europa de sua preferência. Cuide para que essa cidade tenha uma boa conexão com Bilbao ou mesmo Santander. (você pode ver as conexões deste aeroporto no mesmo mapa que indico aqui).

- De Bilbao ou Santander pegue um ônibus para Irún.

 

Pela França:

- Voe para uma cidade da Europa de sua preferência. Uma boa opção, neste caso, seria Paris, ou outra cidade que tenha conexão com o aeroporto de Biarritz (en.biarritz.aeroport.fr/).

- Em Biarritz, pegue um trem para Hendaye (localizada na França, ao lado de Irún).

- Você pode começar o seu Caminho diretamente em Hendaye ou pegar outro trem até Irún.

 

 

CAMINHO PORTUGUÊS

 

Início clássico: Porto (Portugal)

 

O jeito mais fácil de iniciar o Caminho Português é voando do Brasil para Lisboa e de lá pegar um trem até Porto (ou começar em Lisboa mesmo!).

 

Se você já estiver na Europa, pode voar diretamente para Porto. Aqui na página do aeroporto, você pode ver os vôos que estão chegando na cidade neste momento, bem como as companhias aéreas que operam o trecho. A lista é grande, tem várias opções.

Voltar de Santiago de Compostela é relativamente fácil, pois existe um aeroporto internacional na cidade.

 

 

CHEGANDO AO AEROPORTO

 

Para chegar ao aeroporto, você pode pegar um taxi ou o ônibus (autobus) da empresa Freire. A linha une o Aeroporto com a Plaza de Galicia de Santiago, com paradas em diferentes pontos da cidade, como Pazo de Congresos, Capilla San Lázaro, estación de autobuses, estación de ferrocarril, entre outros.  Aqui neste site você encontra um mapa com todas paradas aonde você pode pegar o ônibus.

 

A linha opera das 6h20 da manhã até 0h20, em intervalos que variam ao longo do dia, entre 10 min e meia hora. Aqui no site da empresa Freire você pode conferir a tabela horária (o Aeroporto de Santiago era antigamente chamado de Aeropuerto de Labacolla – por isso esse nome ali no site).

 

 

VÔOS DE SANTIAGO

 

Clique aqui para ver as conexões aéreas do aeroporto de Santiago de Compostela. Você encontrará uma lista de cidades e aeroportos que fazem vôos de e para Santiago, bem como as companhias aéreas que operam os diferentes trechos. Atualmente (2015) você pode voar para 31 cidades diferentes, entre elas Amsterdam, Barcelona, Berlin, Dublin, Frankfurt, Genebra, Londres, Madrid, Munique, Paris, Roma.

 

Se você prefere ver essas cidades em um mapa, aqui você pode ver a rede de conexões do aeroporto de Santiago, bem como de outros aeroportos da Espanha.

- Clique em “Seleccione aeropuerto de origen” e selecione SANTIAGO

- Clique em “Seleccione destino” e selecione “Todos los destinos”

- Clique em “Ver en el mapa”

- Pronto, agora você vê Santiago de Compostela (marcador verde) e todas as cidades para as quais você pode voar (ícones azuis e vermelhos) partindo de lá.

3. Como voltar

4. Pesquisar e comprar as passagens

Agora que você já sabe como chegar ao início do Caminho, quando você poderá ir e como voltar de lá, você já pode comprar a sua passagem. Aqui estão algumas sugestões de websites para você pesquisar e comparar preços:

 

Para pesquisar vôos:

 

Você pode utilizar plataformas que agregam várias opções de vôos, empresas e descontos, como:

- www.skyscanner.com

- www.decolar.com.br

- www.viajanet.com.br

 

Sempre que possível, dou preferência para comprar diretamente com a empresa que oferece os vôos (TAM, TAP, Air France, KLM etc).

 

Algumas empresas de baixo custo que operam na Europa:

- www.ryanair.com

- www.easyjet.com

- www.vueling.com

 

De novo, fique atento para a política de bagagens, quanto e o que você pode carregar, principalmente se você viajar com essas empresas.

 

 

Para pesquisar trens:

 

- www.renfe.es (Espanha)

- www.sncf.com (França)

- www.raileurope.com (plataforma onde é possível pesquisar trens em toda a Europa, de várias empresas diferentes. Não são todas as cidades que estão disponíveis – não consegui pesquisar trens para Sain-Jean-Pied-de-Port, por exemplo)

 

 

Para pesquisar ônibus:

 

- www.alsa.es

- www.eurolines.fr/pt/