top of page
Planeje - Antes do Caminho de Santiago

Guia de Viagens

A decisão de comprar ou não um guia de viagens é bastante pessoal. O Caminho Francês, por exemplo, é muito bem sinalizado, não sendo extremamente necessária a aquisição de guias ou mapas. Basta seguir as flechas e conchas que marcam o trajeto do Caminho.

 

No início do Caminho Francês (Rue de la Citadele, 39 – Saint-Jean-Pied-de-Port) você irá receber alguns papéis, com indicação de todas as cidades, distâncias entre elas, onde existem albergues, bancos, entre outros. Você recebe também uma sugestão de roteiro: sugestão de etapas/dias para caminhar (fotos abaixo). Nessa sugestão existem informações sobre a altitude, para você estar preparado caso o próximo dia apresente muitos trechos de subida ou descida.

Levar ou não?

Lembre-se também que carregar um livro é sempre um peso a mais.

 

Eu, por exemplo, fiz o Caminho sem guia. No início eu até tinha pensado em comprar um, mas percebi que toda informação importante SEMPRE chegava até mim através de outras pessoas. Além disso, eu tinha comigo para consulta esses papéis que ganhei em Saint-Jean-Pied-de-Port. Fazer o Caminho sem um guia foi, também, um ato de entrega e confiança.

 

Por outro lado, se você está um pouco inseguro, levar um guia lhe trará mais confiança. Além disso, você pode saber um pouco mais sobre os detalhes das histórias de alguns lugares, aproveitando ainda mais a experiência.

 

A decisão é sua! Não existem regras, nem certo ou errado.

Escolha o que for melhor para você neste momento. ;)

bottom of page